terça-feira, 30 de outubro de 2012

As razões do hipocondrismo

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida,  é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Sendo assim, quais desses três fatores: mental, físico ou social afeta as pessoas que sofrem de Hipocondrismo?
 O Hipocondrismo é uma doença psiquiátrica crônica obsessiva compulsiva que leva o paciente a acreditar que sofre de um mal, de uma doença ou, até mesmo, acreditar em um estado conhecido como pré-morte, ou estado irracional da morte, onde sofre com o medo de morrer a todo instante. No geral, a hipocondria faz o individuo acreditar que sofre de uma determinada doença, habitualmente grave, quando não existe qualquer doença real. Fazendo com que esse paciente passe a ter mania de doenças que não existem e, portanto busque ser submetido aos mais variados exames e testes médicos frequentemente
As causas podem ser muito variadas, mas não específicas, a doença pode surgir subitamente sem nenhuma causa decorrente conhecida, pode se manter estável por anos e ainda pode se manifestar em períodos em que o paciente esteja vulnerável. Alguns aspectos, no entanto, podem aumentar as chances de desenvolver tal transtorno: fatores grandes que podem alterar drasticamente o modo de vida do paciente, como certas mudanças recentes em sua vida e em seu dia-a-dia, que geram insegurança... Ou até mesmo fatores que parecem relativamente mais simples, como a preocupação com situação financeira, mudança de emprego, mudança de casa e incertezas no relacionamento.

O perigo está quando o indivíduo passa a frequentar consultas médicas, onde os médicos afirmam que o paciente não tem nenhuma doença, e mesmo assim, ele se recusa a acreditar e começa a tomar medicamentos por conta própria. Há  também casos que os pacientes tomam remédios acima do normal receitado pelo medico afirmando que somente um não ira fazer efeito.

O tratamento deve ser psicológico, são recomendadas principalmente precauções que podem amenizar os sintomas: fazer com que o paciente se distraia, relaxe e que seja aos poucos introduzido em terapias cognitivas para amenizar ou, até mesmo, curar-se desse mal, meditação e até mesmo a renovação do seu círculo de amizades. Segundo psicoterapeutas, estar rodeado de familiares e amigos confiáveis e otimistas fará o indivíduo se sentir mais seguro em relação aos acontecimentos em sua vida.
Para os hipocondríacos, a crença de que há algo errado com o seu corpo interfere no dia a dia, causa angústia e depressão. Segundo Joel Rennó Júnior, doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), nesses casos, a doença imaginária provoca um sofrimento verdadeiro. Há ainda situações em que o quadro perdura por anos devido à falta de interesse dos profissionais de saúde pelas queixas do hipocondríaco.
Dessa forma, é importante dar toda a atenção, cuidado e paciência a esses pacientes que apesar de estarem convencidos de que tem algo gravemente alterado no seu corpo, podem vencer esse transtorno quando desenvolvem uma relação boa com o médico e com pessoas que tranquilizam suas preocupações, há grandes chances de melhora, até que o paciente aprenda a se controlar e não tenha mais essa necessidade de tomar remédios.

Isadora Lunardi

Coordenadoria do Científico 

Gestão 2012/2013



Siga-nos

Um comentário: