quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ciência e tecnologia


A ciência e a tecnologia se tornam, a cada dia, mais importante em nossas vidas, principalmente quando o assunto é aumentar a qualidade e a praticidade de nossas vidas. Seja na evolução dessas áreas para a cura de doenças ou nos estudos de pesquisas como, por exemplo, as células tronco, que permitem a regeneração de tecidos e órgãos doentes. Tudo isso foi possível graças à curiosidade do homem para criar e descobrir novas coisas e, neste contexto, entra a tecnologia como grande aliada nos avanços da sociedade.
Em homenagem a todos esses avanços e descobertas, no dia 16 de outubro comemora-se o Dia da Ciência e Tecnologia, como forma de incentivar e valorizar o desenvolvimento de novas pesquisas.

A ciência é algo que acompanha o homem desde os primórdios de seu desenvolvimento, o pensar, mas não somente isso, inventar e aplicar uma ideia a fim de melhorar algo. Dessa forma, não é para menos que o Farmacêutico, uma das profissões mais antigas e fascinantes da humanidade tenha as suas contribuições destacadas.

Na área farmacêutica existem incontáveis descobertas e benefícios gerados. Desde aquelas feitas já há algum tempo até as que ocorrem diariamente. Considerada desde o início da história, atividade inerente ao exercício da medicina, pela sua grandeza, importância e especificidade, a profissão de Farmacêutico se consolidou e conquistou seu próprio espaço, produzindo novos conhecimentos e contribuindo, como as demais ciências, para o desenvolvimento do ensino, da ciência, da tecnologia e da humanidade.

Dentre suas contribuições está a farmacologia que é hoje tida como uma ciência muito antiga. Durante toda a história da humanidade as plantas foram utilizadas para produzir remédios para os mais diversos males. Logo seria aprimorada para surgir como ciência por volta do século XIX quando métodos científicos começaram a ser empregados nos estudos dos efeitos de substâncias químicas sobre os sistemas biológicos, principalmente, o ser humano.

Ainda falando sobre suas contribuições, cada vez mais, se reconhece a necessidade e a importância dos estudos que analisam os tratamentos medicamentosos, em especial nos hospitais, e os dados relativos ao consumo em si.

John Pemberton: farmacêutico e inventor da Coca cola.
E quando se fala sobre invenções, vale lembrar que a criatividade também está amplamente ligada ao desenvolvimento da ciência. Em 1886, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta (EUA), movido por sua curiosidade criou uma bebida que se tornaria um grande sucesso. O farmacêutico que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça fez uma mistura líquida de cor caramelo. Levou a mistura para uma farmácia, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), era oferecido aos clientes que consideraram a bebida muito especial, estava apresentada a Coca-Cola.

Hoje, ser farmacêutico engloba inúmeras áreas relativas ao desenvolvimento tecnológico, como na indústria de medicamentos ou alimentos, no desenvolvimento científico, pesquisando os agentes patológicos e buscando desenvolver drogas para combater doenças e na área humana como na atenção e orientação farmacêutica.

O Dia da Ciência e Tecnologia é, portanto, um bom dia para reflexões. Sobre como nossas ações podem transformar o mundo em que vivemos e como queremos que essas transformações ocorram. Há muitas formas de utilizar o conhecimento, e a verdade é que somente quando utilizado de forma consciente e sem visar apenas o lucro próprio que as descobertas são realmente dignas de admiração e da nossa gratidão.

 Isadora Dantas Lunardi
 Coordenadoria do Científico

Gestão 2012/2013


Siga-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário