Sobre a AFEP


A AFEP (Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente) é uma das entidades da tradicional Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Trabalhamos com a relação farmacêutica- paciente, possibilitando a prática da Atenção Farmacêutica, um dos segmentos relacionados ao trabalho humanitário do farmacêutico. Este ano completamos 13 anos de existência e estamos num período de muitas conquistas.


Nossos valores, nossos objetivos e a nossa visão:



Nós da AFEP temos como valores o trabalho humanitário. Nosso maior foco é "Cuidar, humanizar e orientar", ou seja, nós queremos que o profissional farmacêutico desenvolva um lado mais humano da profissão, o lado da Atenção farmacêutica.

O que é Atenção Farmacêutica?  A palavra "atenção", segundo o dicionário, tem como definição aplicar o espírito a alguma coisa, ter o cuidado em relação a algo e ter a benevolência de cuidar de algo. A atenção farmacêutica vem então como uma quebra do paradigma de que o farmacêutico é apenas o profissional focalizado em remédios, mas sim um profissional que tem o cuidado com aquele que está fazendo uso da medicação (o paciente).

Queremos que o aluno de graduação de farmácia tenha a oportunidade de aplicar a teoria vista pelo curso a prática com o paciente. 
Através deste trabalho único, desenvolvemos habilidades também na área de comunicação, na busca ativa de conhecimento, visão diferenciada de um paciente com determinada doença e o melhor de tudo, podemos sentir a gratificação de ajudar alguém através dos nossos conhecimentos.




Os projetos da AFEP


Atenção Farmacêutica:




Atualmente realizamos atenção farmacêutica com as famílias que utilizam o Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim das Hortências,  e com idosos do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (CRIA).
O trabalho é executado pelos voluntários e envolve o acompanhamento farmacoterapêutico (acompanhamento de todos os medicamentos que o paciente faz uso) e alguns serviços farmacêuticos, como aferição de pressão e glicemia, acompanhamento de circunferência abdominal e peso.



Feira da Saúde:




Duas vezes por ano, a nossa entidade promove a Feira da Saúde em uma escola do bairrro do Jardim das Hortências. O objetivo da feira da saúde é promover a saúde da população do bairro através de uma triagem de serviços. Começando por um questionário sobre a saúde e alguns dados demográficos, seguindo pelos testes de glicemia e pressão arterial, e chegando por fim na orientação farmacoterapêutica (relacionada a medicamentos) e orientação quanto a melhores hábitos de saúde dessas pessoas.



Cine AFEP:





O Cine AFEP tem como foco criar um diálogo com crianças e adolescentes do bairro Jardim das hortênsias, trazendo-os até a faculdade para uma seção de cinema, que aborda a assuntos importantes para seu desenvolvimento como sexo na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, carreira, entre outros. O nosso último Cine AFEP teve como filme "Cazuza", abordando o tema da AIDS.


International Meeting on Pharmaceutical Care:





Uma vez por ano, é promovido o encontro de profissionais de atenção farmacêutica na UNESP, em que professores ou interessados de todas as universidades e locais (UFRS, UNESP, USP, University of Minnesota e entre outras) são reunidos para debater o desenvolvimento e evolução da prática da Atenção Farmacêutica.
A nossa entidade é responsável por toda a organização desse evento, com entrega de certificado. 



A nossa entidade tem com diferencial a parceria entre membros, ou seja, além de entidade, somos como uma família, sempre criando laços cada vez mais fortes reunião após reunião.




Para saber mais sobre a nossa entidade, clique nas imagens abaixo e visite a nossa página no Twitter e no Facebook!







Saudações AFEPIANAS!