quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Doenças neurodegenerativas



A neurodegeneração caracteriza-se pela perda progressiva e irreversível de neurônios, a qual gera um quadro de diminuição vagarosa das funções motoras, fisiológicas e da capacidade cognitiva do portador.

 Tais doenças acometem geralmente indivíduos com idade superior a 65 anos e podem ter cunho genético, ambiental ou idiopático, como mostra um estudo publicado na revista Advances in Pharmacological Sciences na primeira quinzena deste mês.

Atualmente no Brasil, há aproximadamente 1 milhão de portadores da doença de Alzheimer e 20 novos casos da doença de Parkinson a cada 100.000 habitantes. A alta prevalência de tais doenças promove uma corrida acelerada das indústrias farmacêuticas em busca de tratamento efetivo, os quais hoje são apenas paliativos e não tratam a causa das doenças.

No mundo, 546 laboratórios da indústria farmacêutica e de biotecnologia estão envolvidos em novas descobertas, desenvolvendo e estudando novas drogas para o tratamento e prevenção da doença de Alzheimer. Desse total, 114 estão em desenvolvimento de estudos clínicos.

Uma parceria entre a Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu e uma universidade alemã gerou um tratamento para Parkinson que promete revolucionar a vida dos pacientes (vide notícia).

A falta de diagnóstico específico dificulta o tratamento da doença logo no início, facilitando a evolução dos sintomas e culminando no quadro mais sério da patologia. Portanto, a busca por novos métodos diagnósticos também movimenta o mercado tecnológico da saúde e o universo de pesquisa das universidades.

No Brasil, ONGs e iniciativas privadas tentam proporcionar aos portadores dessas doenças uma melhor qualidade de vida por meio de doações financeiras e trabalho voluntário.

A detecção dos primeiros sinais e sintomas das doenças neurodegenerativas é difícil pois a maioria das vezes tais características são silenciosas e não percebidas pelos familiares, porém tal detecção é essencial para controlar a evolução da doença. Por isso, ATENÇÃO! Ao observar alguma alteração fisiológica ou comportamental (como falta de memória, mudanças de humor, alterações da fala) em algum familiar ou membro da comunidade, encaminhe-o rapidamente a um especialista.
  
A atenção farmacêutica pode ser crucial no processo inicial de detecção da doença!!


Talita Bonato de Almeida
Coordenadoria científico
Gestão 2012/2013


Siga-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário