segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Nacional do Idoso


No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data comemorativa é importante para lembrar os avanços em relação à qualidade de vida oferecida para os idosos e quais são as condições necessárias para viverem bem.

Os idosos dependem mais do serviço de saúde. A prevalência de doenças agudas ou crônicas entre eles é maior do que em outras faixas etárias. Cerca de 80% têm alguma doença crônica e requerem cuidados médicos e terapêuticos mais frequentes, utilizando os sistemas de saúde em maior escala que as faixas etárias mais jovens.

A população idosa consome, proporcionalmente, três vezes mais medicamentos que indivíduos jovens, pois um grande número sofre de vários problemas de saúde ao mesmo tempo, os quais necessitam de tratamento crônico e polimedicamentoso. Alterações fisiológicas, reações atípicas a fármacos, prescrições inadequadas e a não observância adequada dos esquemas terapêuticos podem contribuir para a maior toxicidade medicamentosa no idoso.

A farmacocinética do idoso é totalmente diferente de indivíduos jovens e, por isso, deve ser estudada com cautela a fim de evitar os acidentes tóxicos.

            Estudos indicam que o tratamento medicamentoso no idoso é mais eficiente nos serviços de saúde onde existe Atenção Farmacêutica, a qual garante a otimização dos resultados terapêuticos e melhoria da qualidade de vida do usuário.

O Ministério da Saúde afirma que as principais diretrizes que vem sendo utilizadas para a assistência integral à saúde do idoso é a promoção do envelhecimento ativo e saudável, o qual garante a manutenção e reabilitação da capacidade funcional e apoio médico e terapêutico na rede do SUS. Aulas de ginástica e alongamento, apoio psicológico, atenção médica e farmacêutica e distribuição gratuita de medicamentos são alguns auxílios oferecidos pela rede pública de saúde.


Respeitar as pessoas idosas é tratar o nosso próprio futuro com respeito!!

Talita Bonato de Almeida
Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013



Siga-nos

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto claro e objetivo. Realmente respeitar os idosos é respeitar à si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Talita ! Mesmo porque as estatisticas mostram que até 2015, a expectativa é que os idosos sejam mais numerosos que a população com menos de 15 anos, o que
    também nos representa desafios, já que requer novas abordagens relacionadas aos cuidados com a saúde.
    E junto com todo esse acompanhamento médico e bons hábitos, grandes doses do eficaz medicamento terapeutico denominado amor, o qual contribui diretamente na melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças !

    ResponderExcluir