quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Afep promove II Feira da Saúde


No dia 29 de setembro, alguns integrantes da entidade “Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente” (AFEP), organizaram a segunda edição da Feira de Saúde, esta ocorreu na EMEF Prof. Henrique Scabello, no Jardim das Hortênsias, das 8 às 13 horas.

O evento contou com a participação de 22 voluntários, estudantes do curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp e, 53 moradores do bairro, dentre estes, 28 apresentavam hipertensão arterial e 13, diabetes.

O objetivo da feira foi promover a saúde através da educação, abordando os seguintes temas: hipertensão arterial, diabetes e uso correto de medicamento. Houve a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e orientação sobre o local adequado para armazenar os medicamentos, bem como, para descartá-los. Havia, também, uma sala destinada às crianças, para recreação das mesmas.

Este contato com a população, não foi somente uma prestação de serviços de estudantes de farmácia, mas uma troca de experiências, em que os moradores foram orientados sobre os assuntos mencionados e, os futuros profissionais farmacêuticos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade, além de vivenciar o lado mais humano da profissão.

Com a II Feira de Saúde, foi possível verificar que o farmacêutico não é apenas o responsável pelo medicamento, mas, um “multiplicador” da saúde, seja ao manipular; dispensar; orientar; desenvolver novos medicamentos; melhorar a autoestima das pessoas, através dos cosméticos. É, também, o profissional do: cuidar, orientar e humanizar.
Elinéia Rosa
Coordenadoria Científico
Gestão 2012/2013


Siga-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário