sábado, 10 de novembro de 2012

Desequilíbrios no Sistema Nervoso


           
           Os desequilíbrios do corpo humano mais comuns, relacionados ao sistema nervoso, são as tonturas e as vertigens. Elas são muito comuns no nosso dia a dia, principalmente nessa época do ano, com dias quentes e abafados. A tontura é uma das principais queixas nos consultórios médicos e postos de saúde e ela pode estar relacionada com diversas causas. O que ocorre, na verdade, é um desequilíbrio que pode ter sido causado pelo calor forte, anemia, hipoglicemia, estresse, jejum prolongado, bebidas alcoólicas, medicamentos, queda de pressão e doenças cardiovasculares, ou ainda fatores infecciosos e inflamatórios.

Para que possamos entender como o desequilíbrio acontece é importante sabermos como o mecanismo de equilíbrio no corpo humano funciona. 






Você sabia que o principal órgão do corpo humano responsável pelo equilíbrio é o labirinto? Este órgão está diretamente relacionado com as funções de audição e percepção de posição do corpo no espaço e qualquer alteração do mesmo pode causar desequilíbrio. O estresse aumenta a retenção de gás carbônico no pulmão e isso faz com que diminua a oxigenação do cérebro, causando sensação de tontura. Já com o calor forte, há uma diminuição do fluxo sanguíneo, o que também dificulta a oxigenação cerebral. O álcool é um agente  que provoca intoxicação do labirinto, causando vertigens.

Além do labirinto, a visão e a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo também estão relacionadas com o equilíbrio. O movimento detectado pela visão, em viagens de carro, navio ou ônibus, faz com que o labirinto perca seu ponto de referência e assim a pessoa tem a sensação de desequilíbrio.


            
            Qual a diferença entre tontura e vertigem?
            
Tontura:
  • Ilusão de movimentos de si mesmo e do ambiente;
  • Vontade de desmaiar;
  • Vontade de desmaiar;
  •  Sensação de cabeça vazia e desequilíbrio.


Vertigem:
  • Sensação de que o ambiente gira em torno da pessoa ou a pessoa em torno do ambiente;
  • Enjoos.

Dicas!
  • Hipoglicemia: coma alimentos doces, frutas com grande quantidade de açúcar (banana) e tenha sempre na bolsa uma barra de cereais;
  • Calor (dias quentes): beba muita água, use roupas leves, coma frutas frescas, alimentos leves, evite movimentos bruscos e exposição prolongada ao Sol;
  •  Estresse: abaixar a cabeça ou deitar e levantar as pernas para melhor a circulação do sangue;
  • Abra as janelas, durma ou fixe um ponto no horizonte! Este fará com que o corpo se ajuste à posição e retorne ao equilíbrio.




Thaís Araújo
Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013
            



Siga-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário