quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dia Mundial da Luta Contra a Aids




        Muitas vezes, passa pelas nossas cabeças o que viria a ser o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Transformar o 1º de dezembro nessa data tão marcante foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

         Como é de conhecimento geral, esse dia tem como um símbolo, o laço vermelho, que é visto com um significado de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS. Esse foi o símbolo escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo. Além da versão oficial, existe outra versão sobre sua origem. Diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta.

       O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia e aceitação do tratamento da Aids e de realizar seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. O principal objetivo dessa campanha também é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.
         
         O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

        Esta, sendo uma data simbólica, visa à conscientização de todos os povos sobre a pandemia de AIDS. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão. No dia 1° de dezembro, há a mobilização de pessoas de todo o mundo e assim, comemora-se o esforço de cada nação no combate à AIDS. A data é dedicada à luta contra a aids pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.


Vamos todos os dias colocar no peito o laço vermelho?



Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013
Natalia Salomao

Nenhum comentário:

Postar um comentário