quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Mundial de Combate ao Câncer



O dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado no dia 08 de Abril, e foi criado pela Organização Mundial de Saúde para que organizações ao redor do mundo se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra o câncer, visto que a doença vem crescendo continuamente nas últimas duas décadas, e o número de pessoas com a doença deve crescer mais de 75% no mundo todo até o ano de 2030. E é importante conscientizar a população sobre alguns dados, uma vez que a AFEP trabalha com idosos, e acaba se deparando com essa doença diversas vezes, já que é uma doença comum hoje em dia, principalmente em pessoas de idade.

Estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.



Vale destacar que, no Brasil, todos os pacientes com a doença podem obter tratamento gratuito na rede pública de saúde, incluindo novas terapias.  O paciente tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for confirmado o diagnóstico em laudo médico ou em prazo menor, conforme a necessidade. Pacientes com câncer também têm acesso privilegiado para a obtenção de remédios para tratar a doença.


O Ministério da Saúde intensificou estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços públicos de diagnóstico e tratamento de câncer. No caso das mulheres, por exemplo, a oferta do serviço de mamografia móvel contribui para ampliar o número de mulheres, na faixa etária prioritária (50 a 69 anos), que devem se submeter ao exame de mamografia e que vivem, preferencialmente, em áreas remotas e de difícil acesso.
A prevenção nada mais é do que ter uma alimentação saudável, uma rotina de atividade física regular e ir ao médico anualmente seguindo as orientações dadas. São medidas adotadas que podem evitar o surgimento dessa e de outras doenças benignas e malignas.






Pedro Henrique de Oliveira
Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário