sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dia Mundial da Saude


É comemorado no dia 07 de abril e tem como objetivo a conscientização das pessoas sobre a importância da saúde nas suas vidas e diariamente, incluindo a prevenção.

O Dia Mundial da Saude foi criado pela Organização Mundial de Saude (OMS), em 1948, devido a preocupação dos integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, bem como, alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. É realizado sempre na mesma data, como forma de celebrar o aniversário da criação da entidade.

Neste ano, a OMS elegeu como tema a hipertensão, pois trata de um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.

E a AFEP (Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente) contribui com a promoção da saúde não somente em um único dia do ano, mas ao longo de todo ele. Há 12 anos proporciona saúde à população de Araraquara, através da Atenção Farmacêutica.

São vários os projetos desenvolvidos: acompanhamento farmacoterapêutico de famílias que utilizam o Estratégia da Saude da Familia (ESF) do bairro Jardim das Hortênsias e, também, de idosos do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (CRIA), realiza-se a aferição da pressão, teste de glicemia capilar, além do acompanhamento da circunferência abdominal e do peso.
Feira de Saude

Outro projeto da AFEP é a Feira de Saude, que ocorre em uma escola do bairro mencionado acima, cuja finalidade é promover a saúde da população por meio da orientação e prestação de serviços, através da abordagem dos seguintes temas: hipertensão arterial, diabetes, farmacoterapia e sobre hábitos saudáveis, além da verificação da glicemia e da pressão arterial.

Além das atividades relatadas, a AFEP possui uma voltada para crianças e adolescentes, o Cine AFEP, em que aquelas e estes são levados até a faculdade para uma sessão de cinema, em que são abordados temas importantes para esta faixa etária, tais como: sexo na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), carreira, dentre outros. No último Cine AFEP realizado, o tema abordado foi AIDS e o filme utilizado, “Cazuza – o tempo não para”.


Elinéia Rosa

Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário