segunda-feira, 5 de maio de 2014

Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
Entre os fatores de risco relacionados à doença temos idade avançada, exposição prolongada a hormônios femininos, excesso de peso, histórico familiar e ainda mutação genética. Estão também mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer, mulheres com gestações tardias, após 35 anos, que não amamentaram.
Comumente, o primeiro sintoma da doença é a presença de um ou mais nódulos e endurecimento da mama, sendo considerados também sintomas como retração da pele ou do mamilo, vermelhidão, edema e secreções papilares espontâneas.
A mamografia (raio-X) é o método mais indicado para se detectar nódulos nas mamas. Além de exames de ultrasonografia, ressonância magnética e punções percutâneas que ajudam a estabelecer a certeza.
Infelizmente, o câncer de mama não tem como ser prevenido, o que se pode fazer é o diagnóstico precoce da doença aumentando as chances de cura. Apesar do auto-exame não substituir a mamografia, ele pode servir como alerta para que o paciente procure um atendimento médico, sendo este, feito em 3 passos e mensalmente após cada menstruação:


1° Passo: Observação em frente ao espelho – Deve-se notar se há alguma alteração na superfície das mamas como rugosidade, saliência e cor anormal. Os braços devem estar em 3 posições, abaixados, levantados e apoiados na bacia.


2°Passo: Palpação em pé – diante de um espelho, levanta-se o braço esquerdo colocando a mão atrás da cabeça. Com a mão direita, deslizam-se os dedos cuidadosamente na mama esquerda através de movimentos circulares. Repetem-se os movimentos utilizando a mão esquerda para examinar a mama direita. Além disso, é necessário que o mamilo seja levemente pressionado para notar se há saída de algum líquido.


3°Passo: Palpação deitado – Deitado, o paciente deve colocar o braço esquerdo na nuca e com a mão direita deslizar os dedos na mama esquerda, da mesma forma já mencionada na palpação em pé. Repita esse passo na mama direita.


As formas de tratamento são diversas e dependem do tipo e estadiamento do câncer. Entre as terapias mais utilizadas tempos: Radioterapia (radiação), quimioterapia (uso de remédios que matam as células malignas), hormonoterapia (remédios que bloqueiam a ação dos hormônios femininos) e cirurgia.
Por fim, é importante ressaltar que a mamografia deve ser feita de 2 a 3 vezes ao ano na faixa entre 20 e 40 anos e acima dessa idade, o exame deve ser feito anualmente.Não esquecendo que o auto-exame deve ser feito mensalmente após os 20 anos.

Jéssica de Sá - Coordenadoria do Científico





Nenhum comentário:

Postar um comentário