quinta-feira, 28 de março de 2013

Medicamento para hemofílicos estará à disposição no SUS em até seis meses

A hemofilia é uma doença genético-hereditária caracterizada pela desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifestada quase exclusivamente no sexo masculino.
Pelo descontrole da coagulação sanguínea, os hemofílicos correm o risco de apresentarem processos hemorrágicos frequentes. Devido à gravidade da doença, o tratamento da mesma deve ser realizado corretamente.
Com a oferta gratuita de um medicamento de alta tecnologia no controle de sangramentos para pacientes com hemofilia, cerca de 10 mil brasileiros serão beneficiados. O Ministério da Saúde aprovou no dia 7 de março de 2013 o uso do fator VIII recombinante, que estará disponível em até seis meses nos hemocentros do país, para esse tipo de tratamento.
Além disso, o Brasil também passará a produzir nacionalmente o medicamento, por meio de transferência de tecnologia. É o resultado da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada em outubro de 2012 com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Por meio da PDP entre a Hemobrás e o laboratório privado americano Baxter, o Brasil irá incorporar a tecnologia e no decorrer dos próximos 10 anos passará a produzir o medicamento.
“A expectativa é de que o ministério passe a adquirir o medicamento a preço quatro vezes menor do que o valor médio atual pago para atender a demandas judiciais. Com a mesma eficácia e segurança que o do fator plasmático, já ofertado no SUS, o novo medicamento tem a vantagem de não depender de doações de sangue, o que limita a produção.”
“Estudos apontam que a taxa de sucesso no tratamento com o fator VIII recombinante é igual ou superior a 90%. Atualmente, 97% dos tratamentos para hemofilia realizados no SUS ocorrem com uso de plasma humano (plasmático). Atualmente, apenas três empresas no mundo produzem a droga.”
Fonte: http://portal.crfsp.org.br/noticias/4134-distribuicao-gratuita.html

Clique e veja esse infográfico sobre a hemofilia:

Thais Emboaba de Oliveira
                                                                                     Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário