domingo, 6 de outubro de 2013

Pneumonia

A pneumonia é a sexta causa mais comum de morte e a infecção hospitalar fatal mais comum, instalando-se em indivíduos muito jovens ou muito idosos. Além disso, é uma doença terminal de indivíduos portadores de doenças crônicas graves. Mas então, o que é a pneumonia?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica, constituindo o sistema respiratório. Porém, pneumonia não é uma doença única, pois pode ser causada por diversos micro-oganismos diferentes, incluindo virus, bactérias, parasitas e fungos. Frequentemente, os seus agentes causadores são o Staphylococcus aureus, os Streptococcus pneumoniae (pneumococos), o Haemophilus influenzae ou uma combinação desses microrganismos, mostrando, assim, que a pneumonia bacteriana é a mais comum.

Normalmente, a doença se desenvolve quando, por algum motivo, há uma falha nos mecanismos de defesa do organismo. Podendo se desenvolver por três diferentes tipos de mecanismo:

  • ·         Um deles, bem frequente, ocorre quando a pessoa inala um micro-organismo, através da respiração, e este chega até um ou ambos pulmões, onde causa a doença.
  • ·         Outra maneira frequente é quando bactérias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão.
  • ·         A forma mais incomum de contrair a doença é através da circulação sanguínea. Uma infecção por um micro-organismo em algum local do corpo se alastra e, através do sangue que circula, chega aos pulmões, onde causa a infecção.

Sintomas e o diagnóstico


Os sintomas comuns da pneumonia são a tosse produtiva, a dor torácica, os calafrios, a febre e a dificuldade respiratória. Entretanto, esses sintomas podem variar de acordo com a extensão da doença e com o micro-organismo causador.


Quando um indivíduo parece apresentar pneumonia, o médico realiza a ausculta pulmonar com o auxílio de um estetoscópio para avaliar o seu estado. Na maioria dos casos, o diagnóstico da pneumonia é confirmado por uma radiografia torácica, que também auxilia na determinação do micro-organismo causador da doença.

Também são examinadas amostras de escarro e de sangue com o objetivo de se identificar o micro-organismo responsável. 

 photo Pulmatildeo.jpg

Tratamento


Os exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar secreções são úteis na prevenção da pneumonia em indivíduos de alto risco, como os debilitados ou submetidos a uma cirurgia torácica. Por outro lado, o individuo com pneumonia bacteriana deverá ser tratado com antibióticos. Cada caso é avaliado individualmente e se definirá, além do tipo de antibiótico, se há ou não necessidade de internação. E, no caso de pneumonia por parasitas ou fungos, antimicrobianos específicos são utilizados.

Devido à existência de muitas formas de adquirir a pneumonia, cabe citar duas formas comuns mais existentes nos dias de hoje.



O Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é a causa bacteriana mais comum de pneumonia. O indivíduo infectado com um dos oitenta tipos conhecidos de pneumococos adquire uma imunidade parcial contra a reinfecção desse tipo, mas não se torna imune aos demais tipos.

Geralmente, a pneumonia pneumocócica inicia após uma infecção viral do trato respiratório superior (resfriado, faringite ou gripe) ter lesado suficientemente os pulmões, a ponto de permitir que pneumococos infectem a área.

A pneumonia pneumocócica pode ser tratada com qualquer um dos diversos antibióticos existentes, inclusive a penicilina, porém os indivíduos alérgicos à penicilina são medicados com eritromicina ou outro antibiótico. Além disso, os pneumococos resistentes à penicilina podem ser combatidos com outras drogas, mas, infelizmente, estes também estão se tornando mais resistentes às demais drogas.

Pneumonia Viral


Muitos vírus podem infectar os pulmões, causando a pneumonia viral.
Em lactentes e crianças, o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, o vírus da parainfluenza e o vírus da influenza são as causas mais comuns.  Além do vírus do sarampo que também pode ser a causa. Nos adultos sadios, dois tipos de vírus da influenza, denominados tipos A e B, causam pneumonia. Nos indivíduos idosos pode ser causada pelos vírus da influenza, da parainfluenza ou sincicial respiratório. Os indivíduos imunodeficientes de qualquer idade podem apresentar uma pneumonia grave causada pelo citomegalovírus ou pelo vírus da herpes simples.

Quase todas as pneumonias virais não são tratadas com medicamentos. Entretanto, determinadas pneumonias virais graves podem ser tratadas com drogas antivirais.
A melhor forma de se prevenir é com a vacinação anual contra a gripe recomendada para os indivíduos que trabalham em ambientes hospitalares, para os idosos e para aqueles que apresentam doenças crônicas, como o enfisema, uma doença cardíaca ou renal.


Ana Carolina Loiola
Coordenadoria do Científico
Gestão 2013/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário