quinta-feira, 30 de agosto de 2012

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo



Responsável por 5 milhões de mortes anuais no mundo, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública global. A presença de cerca de 4720 substâncias presentes na fumaça dos derivados do tabaco, faz com que o tabagismo seja responsável por aproximadamente 50 doenças diferentes, dados esse evidenciados por estudos.

 


Muitas doenças estão associadas ao tabagismo como hipertensão arterial, aneurisma, catarata, complicações na gravidez, osteoporose entre outros. O câncer também está incluso nesse contexto e gera consequências muito graves ao paciente. No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e com maior incidência de morte no país. Comparados aos não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

No dia 7 de agosto de 2009, o Estado de São Paulo deu um importante passo em defesa da saúde pública. Com a entrada em vigor da legislação antifumo (Lei nº 13.541, de 7 de maio de 2009), ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficaram proibidas. Essa legislação estabeleceu ambientes 100% livres do tabaco. (Acesse: http://www.leiantifumo.sp.gov.br/ ).

(Clique na imagem para ampliar)

Porém, um maior benefício seria alcançado com o abandono do tabaco por parte de cada um. O processo de parar de fumar envolve vários estágios que nem sempre são fáceis, incluindo a iniciativa! No entanto, vale lembrar que ao parar de fumar, o risco de desenvolver doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo vai se restabelecendo.

(Clique na imagem para ampliar)

Por isso, a importância da realização de campanhas que tenham como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos, ambientais e principalmente relacionados à saúde causados pelo tabaco.

Hoje, dia 29 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo (Lei Federal nº. 7.488 de 1986). Por isso, FIQUE ATENTO! REFLITA!  Parar de fumar é sinônimo de uma vida melhor, tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas à sua volta, quanto para VOCÊ!


Caroline Pagotto
Thais Emboaba de Oliveira
Coordenadoria do Cientifico


Siga-nos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

AFEP- A prática da Atenção Farmacêutica




Baseada nos valores: “Cuidar, Orientar e Humanizar”, desde 2011, a AFEP (Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente) atua no segmento farmacoterapêutico, acompanhando os usuários do programa ESF (Estratégia em Saúde da Família) no bairro Jardim das Hortências em Araraquara. Esse trabalho é realizado por um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e permite um retorno do ensino público para a comunidade.

Para que o acompanhamento farmacoterapêutico - AFT (uma das vertentes da Atenção Farmacêutica) seja efetivo, é necessário selecionar um método de trabalho que seja capaz de proporcionar uma maior chance de êxito, ou seja, garantir que haja, por meio de um serviço continuado, sistematizado e documentado, uma melhor qualidade de vida do paciente assistido. Tendo em vista essa necessidade, a AFEP utiliza o método Dáder como base para realizar a atividade de AFT, modificando-o de acordo com a realidade da entidade, desenvolvendo o método AFEP.

O método Dáder é muito utilizado pelos farmacêuticos e foi desenvolvido por um Grupo de Investigação em Atenção Farmacêutica da Universidade de Granada em 1999. Fundamenta-se em obter a história Farmacoterapêutica do paciente, com a finalidade de identificar e solucionar, através de intervenções farmacêuticas, os problemas apresentados relacionados aos medicamentos (PRM).

Segundo o método Dáder, o AFT é dividido em fases, sendo elas a oferta de serviço, na qual o serviço é oferecido a qualquer paciente que necessite; a primeira entrevista, em que é possível um maior contato com o paciente; o estado de situação, no qual há uma relação entre os medicamentos e os problemas de saúde do paciente; a fase de estudo, onde são necessárias informações dos problemas de saúde e dos medicamentos para estudo; a fase de avaliação, na qual são estabelecidos os possíveis problemas relacionados aos medicamentos; a fase de intervenção, em que se elabora um plano de intervenções; o resultado de intervenção, no qual os resultados obtidos com as intervenções são determinados; o novo estado de situação, onde são registradas as mudanças que ocorreram após a intervenção e a fase de visitas sucessivas, nas quais se busca resolver os problemas pendentes e a prevenção de novos problemas.

A partir desses preceitos é possível que, por meio da prática da Atenção Farmacêutica, o farmacêutico desenvolva um lado mais humano de sua profissão, através do acompanhamento direto e do estabelecimento de uma relação de confiança com o paciente, o que é bastante gratificante.  Portanto, há um benefício mútuo entre os estudantes, que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, e a população de Araraquara, que é beneficiada com este trabalho exclusivo da profissão farmacêutica.

Thaís Araújo
Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013


Siga-nos