domingo, 20 de janeiro de 2013

Como surgiu o dia do farmacêutico?


Dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico cuja profissão tem ocupação milenar tendo como pioneiros dessa longa trajetória até o perfil de profissional que se encontra hoje em farmácias, hospitais, indústrias, laboratórios de análises clínicas, desempenhando as mais diversas funções, os boticários e experts no uso de fármacos e medicamentos.

Segundo o CFF (Conselho Federal de Farmácia), a escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A idéia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

A data escolhida foi dia 20 de janeiro em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916, a qual, na época, era a maior instituição representativa da categoria no País, sendo reconhecida posteriormente pelo CFF por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007 devido à necessidade de unificar e dar maior visibilidade à comemoração do Dia do Farmacêutico.


 


  Então, para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol da farmácia e se buscando a valorização e estímulo do profissional farmacêutico, por meio da Resolução nº323, de 16 de janeiro de 1988, foi criada a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo Conselho Federal de Farmácia, as quais são entregues durante as comemorações do Dia do Farmacêutico visando distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão.

A AFEP, como entidade que realiza o trabalho de Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, entende que por atuar nos âmbitos de Atenção Farmacêutica, Acompanhamento Farmacoterapêutico e Cuidado ao Paciente, tem um papel muito importante com a sociedade: a formação de futuros profissionais farmacêuticos preparados e capacitados para exercer suas funções em resposta às carências da população.

Então, neste dia 20 de janeiro de 2013, a AFEP gostaria de parabenizar todos os farmacêuticos que exercem de forma exemplar o papel deste profissional na sociedade, contribuindo para o crescimento e funcionamento adequado do sistema de saúde, amparando de forma honesta e eficaz todas as necessidades da população, e também desejar que a cada dia mais essa profissão seja reconhecida dentro do âmbito da saúde pelo importante papel que desempenha com a sociedade.


PARABÉNS FARMACÊUTICO!



Caroline Pagotto
Coordenadoria Científico – 5º FBI
Gestão 2012/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário