sábado, 28 de março de 2015

Casos de dengue aumentam 90% em Araraquara (SP)

O número de casos de dengue registrados neste ano em Araraquara (273 km de São Paulo) aumentou 90,5% em relação a 2010. Segundo a Vigilância Municipal de Saúde, a doença já atingiu 2.487 pessoas de janeiro até agora, ante 1.305 no ano passado. Duas pessoas morreram neste ano em consequência de complicações decorrentes de dengue. 

Feiz Mattar, 62, coordenador da Vigilância Municipal de Saúde, atribui o crescimento no número de casos de dengue às condições climáticas favoráveis à reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e também à falta de nebulizações com veneno. As nebulizações, de acordo com ele, dependem da liberação do inseticida pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).


Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

“A Sucen só libera o veneno se a gente visitar 80% das casas nos bairros onde existem doentes. Nem sempre isso é possível porque os moradores não ficam em casa”, afirma.


Mattar disse que o uso do inseticida deu resultado em outra época, estratégia que, se repetida agora, também poderia ser eficar, na opinião dele. “Em 2008, tivemos 1.185 casos. No ano seguinte, esse número caiu para 34. A Sucen precisa ser mais flexível”, declara.


A Sucen informou nesta sexta-feira (30) que a nebulização deve ser usada de forma criteriosa para não prejudicar o meio ambiente e não tornar os mosquitos mais resistentes. De acordo com o órgão, Araraquara não está cumprindo a Norma Técnica para Vigilância e Controle do Aedes aegypti, que exige a eliminação de 75% das larvas encontradas nos bairros nos quais estejam sendo desenvolvidas ações de bloqueio. Essas ações são feitas em moradias próximas de onde vivem pessoas infectadas pelo mosquito. “A eliminação das larvas é essencial para o controle da transmissão”, diz a Sucen em nota enviada ao
 UOL.

Encontro Estadual Antidengue

Araraquara está entre os 283 municípios estaduais com alto risco de transmissão de dengue que foram convocados pela Secretaria de Estado da Saúde para um encontro em São Paulo no dia 03 de março. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa do órgão, é traçar metas de combate ao mosquito transmissor.
Foram registrados até agora no Estado 81,2 mil casos da doença, número 56% inferior aos 188,2 mil registrados em 2010.
FONTE:http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2011/09/30/casos-de-dengue-aumentam-90-em-araraquara-sp.htm