terça-feira, 21 de outubro de 2014

V INTERNATIONAL MEETING ON PHARMACEUTICAL CARE


Palestrantes
Dr. Afonso Miguel Cavaco
(Universidade de Lisboa - Portugal)
Dr. Divaldo Lyra Junior 
(Universidade Federal de Sergipe e delegado da OFIL)

TEMA: CIÊNCIA E INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO


Data: 27 de Novembro de 2014
Horário: 8h - 13h
Local: Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP, Campus Araraquara - SP
Rodovia Araraquara - Jaú Km 1,
14801-902 - Araraquara, SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Problemas Posturais


         Tendo em vista que este é um problema que nos acompanha durante o dia-a-dia e não tem a devida atenção, é muito importante entender o porquê de ter uma boa postura tanto para a melhora da qualidade de vida quanto para a prevenção de problemas futuros. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 85% da população sofre com dores na coluna, tanto que a maioria das pessoas conhece alguém que sofre com este problema ou tem algum caso na família. E, na maioria dos casos, as alterações posturais ainda na infância predispõem problemas na vida adulta. Dessa forma, é de suma importância que seja dada uma educação preventiva principalmente nessa fase de crescimento.
         Uma das recomendações mais ouvidas na infância é “olha a postura!”. A advertência é muito mais séria que apenas um cuidado com a boa aparência. A postura correta em uma pessoa em pé, o alinhamento vertical reto do alto da cabeça às solas dos pés permite que os movimentos do corpo adquiram a velocidade adequada, que os movimentos sejam eficientes e que se adquira uma maior estabilidade, que dá a sensação de bem-estar e equilíbrio durante as atividades cotidianas.
         Ter boa postura é também uma atitude preventiva. Se ossos, músculos e articulações não estão alinhados corretamente, as dores pelo corpo e principalmente nas costas aparecem e tiram a disposição de qualquer um.
         A postura correta depende de vários fatores: as curvas das costas devem estar alinhadas e equilibradas, nem muito acentuadas para a frente nem para trás; os músculos do corpo precisam ser firmes, mas sem perder a elasticidade; e as articulações, como os joelhos e os tornozelos, devem funcionar como amortecedores, mantendo o equilíbrio do corpo sem deixar que alguma parte seja sobrecarregada durante os movimentos.
         Alterações posturais provocam desvios na coluna que, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como as dos ombros, braços, mandíbulas, quadris, joelhos e pés. Ter posturas inadequadas por longos períodos pode acarretar enrijecimento das articulações vertebrais e até o encurtamento dos músculo, causando problemas mais graves como Lordose, Cifose, Escoliose e, com o passar do tempo, o desgaste continuo pode causar a degeneração dos discos vertebrais (hérnia) e até a osteofitose (bico de papagaio).




                 Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões. Musculação é excelente para fortalecer os músculos que estão relaxados ou flácidos, e o alongamento é importante para relaxar os músculos tensos, além de proporcionar maior flexibilidade, evitando lesões em quedas e movimentos bruscos como, por exemplo, estiramento e distensão muscular. Aproveite as pausas no trabalho para fazer alguns exercícios de alongamento. Eles reduzem as tensões musculares, o estresse e o cansaço, além de ativarem a circulação e melhorarem a atenção. Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. Você pode começar fazendo pela manhã, em casa, depois que acordar.
         Também não custa estar atento a algumas atividades do cotidiano que requerem uma certa atenção, tais como: quando estiver lendo, procure sentar com a coluna reta e as pernas bem apoiadas. Ao pegar ou guardar qualquer objeto em prateleiras ou armários em lugares altos, suba em uma cadeira ou banco, mantendo a coluna alinhada. Não eleve os braços acima da cabeça, nem fique na ponta dos pés. Ao calçar ou amarrar o tênis ou o sapato, não incline o tronco à frente. Para amarrar o tênis, flexione as duas pernas ou sente num banco ou cadeira, mantendo a coluna reta. Ao pegar objetos no chão, flexione as duas pernas e traga o objeto próximo a você, mantendo sempre a coluna reta. Ao carregar objetos, mantenha-os próximo ao corpo. Ao carregar bolsas, sacolas, procure dividir o peso em ambos os lados.






         Dessa forma, é possível ter uma boa postura e uma melhor qualidade de vida até os gestos mais simples, como andar, sentar, dirigir o carro e dormir. Gestos que só requerem uma mínima atenção e que além de prevenirem problemas futuros, contribuem para uma coluna mais saudável.


 


x