quarta-feira, 11 de setembro de 2013

IV INTERNATIONAL MEETING ON PHARMACEUTICAL CARE

Palestrante: Maria Teresa Herdeiro
TEMA: FARMACOVIGILÂNCIA- SEGURANÇA DO PACIENTE.
Data: dia 04 de outubro de 2013.
Horário: 14:00 às 18:00.
Auditório 109 - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP Araraquara.
200 vagas disponíveis.

Aguardamos a presença de todos!!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Feira da Saúde

A terceira edição da Feira de Saúde da AFEP aconteceu na manhã do sábado, dia 24 de agosto de 2013. Participaram treze voluntários, sendo doze membros da AFEP e um membro do PAFE (Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil, responsável pela Semana de Atenção Farmacêutica Estudantil - SAFE - e outros eventos). A Comissão Organizadora foi composta por seis pessoas, as quais estruturaram, durante um mês, todo o funcionamento da Feira, como o planejamento do espaço, materiais utilizados e divulgação do evento.


A Feira ocorreu em uma creche localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Residencial São Paulo, em Araraquara (SP). Simultaneamente à Feira, havia a campanha de verificação de vacinas de crianças de zero a cinco anos, elaborada pela Secretaria de Saúde de Araraquara.


O objetivo da AFEP foi prestar Atenção Farmacêutica aos adultos que acompanhavam as crianças na vacinação. Havia serviços de aferição da pressão arterial, de glicemia capilar (diabetes) e orientações sobre o uso correto de medicamentos. Para as crianças, havia um espaço de diversão composto por figuras para colorir, bexigas e muita criatividade por parte dos voluntários. 




A dinâmica da Feira foi estruturada da seguinte forma:

  • Primeiro, o paciente respondia a um questionário que continha perguntas sobre seus hábitos de vida, como alimentação, prática de exercícios, forma como utiliza e descarta seus medicamentos, além de questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).


  • Após essa “triagem”, o paciente seguia para a aferição da pressão arterial e medida da circunferência abdominal. Os valores obtidos eram anotados.




  • A terceira etapa consistia na verificação de taxa de glicemia. Os valores obtidos eram anotados e relacionados com os dados fornecidos pelo paciente ao responder o questionário, como horas de jejum, por exemplo.




  • Na quarta e última etapa o paciente recebia informações gerais sobre o uso e descarte correto de seus medicamentos. Essa é uma etapa primordial do trabalho realizado pela AFEP, pois visa educar a população carente de informações sobre como utilizar de forma correta os medicamentos prescritos pelos médicos, aumentando as chances de bons resultados terapêuticos.



A primeira e a segunda edição da Feira de Saúde foram realizadas no bairro Jardim das Hortênsias, também em Araraquara, mesmo local onde a coordenadoria do Voluntariado da AFEP desenvolve seu projeto de Atenção Farmacêutica. O local de realização da terceira Feira foi alterado para que possa se expandir em outros bairros da cidade. E de fato, a AFEP conseguiu! Parabéns aos voluntários e participantes desse evento!





Por: Andressa Baggio e Barbara Miglioli. Colaboração: Luciano C. Santos.