sexta-feira, 31 de maio de 2013

Organização: a chave para o sucesso

O coração da AFEP são as atividades relacionadas à Atenção Farmacêutica, exercidas pelo voluntariado. Entretanto, para que isso aconteça de maneira efetiva é necessário que exista um sistema organizado de controle de faltas, compilação de feedback para melhorias em apresentações do científico, atas das reuniões e entre outras atividades sejam realizadas. Tais atividades exigem organização de uma coordenadoria e devem ser planejadas. Esse é o trabalho da secretaria! Organizamos tudo, desde sistema de faltas até mesmo a nossa salinha, sempre prezando por uma melhor fluidez nas reuniões e também melhor sinergia. É possível atuar na secretaria e também acompanhar o trabalho desenvolvido pelas outras coordenadorias, além de participar da comissão organizadora de feiras de saúde e outros eventos promovidos pela Afep. Venham nos conhecer e tirar dúvidas no coffe e também na troca de gestão. Pessoas interessadas em melhoras e diferenciadas são o foco da nossa entidade! Então venha fazer a Afep crescer e crescer você também!  


Beatriz Souto
Secretaria
Gestão 2012/2013


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Emoção de ser eventos

Acho que é uma tarefa árdua e quase impossível resumir em poucas linhas uma coordenadoria que significa muito pra mim, e tenho certeza de que para todos os outros integrantes da mesma. Após um ano realizando trabalhos pela coordenadoria de eventos, encho minha boca para falar do meu amor por ela, uma coordenadoria que assim como todas as outras tem sua importância, tanto realizando confraternizações, ou com o Cine AFEP (evento o qual nós, membros da AFEP, realizamos uma sessão de cinema com jovens de bairros mais carentes de Araraquara) ou estando em muitas outras comissões de eventos como as feiras de saúde.
Só tenho o que me orgulhar, por fazer parte da gestão 2012-2013 da AFEP , principalmente em eventos, e tenho certeza de que qualquer um que entrar, vai se sentir assim como eu, realizado, tanto profissionalmente dentro da entidade, como emocionalmente, com toda a felicidade que ganhei em cada momento de um trabalho de Eventos.
Obrigado AFEP por me proporcionar tudo isso, e obrigado mais uma vez, por continuar proporcionando tudo isso a todos que irão continuar na coordenadoria, e aqueles que irão provar de tudo isso que posso definir como maravilhoso.



Thiago Robles Pinheiro
Coordenadoria Eventos
Gestão 2012/2013

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O marketing como aprendizado.

Nós do marketing aprendemos muito mais do que mexer em programas como Corel, Photoshop ou até mesmo no simples Power Point.  Nós aprendemos que existe um marketing diferenciado, o qual tem como objetivo divulgar conteúdo para lhe enriquecer! Sim, esse é o marketing da Afep.

Não trabalhamos sozinhos, estamos sempre em parceria com o científico e também com eventos, por isso, podemos caracterizar o trabalho do marketing como algo dinâmico.

Além da arte para algum evento ou para a própria camiseta da Afep, o marketing fica responsável por também cuidar do nosso blog, ou seja, cuidamos para que você tenha acesso a informação de forma mais rápida e interativa.

A palavra de ordem é sinergia. Sinergia para trabalhar em grupo com outras coordenadorias e também sinergia para conseguir repassar informações da melhor forma possível, acho que foi isso que o marketing mais me enriqueceu em 1 ano de gestão.

“O Marketing foi uma forma de quebra de tabus para mim, pois sempre tive medo de usar ferramentas de edição e sempre que alguém mencionava a palavra “photoshop” me arrepiava inteira. Entrar no marketing me fez ver as coisas por uma nova perspectiva: Sim, você pode entrar no marketing sem saber nada de edição de imagens, vídeos e afins. Você só tem a ganhar.”

 E ai? Ficou com gostinho de “quero mais”? Venha conhecer mais do marketing da Afep!


Ana Beatriz Orquiza Andreazzi
Coordenadoria Marketing
Gestão 2012/2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

Voluntariado: uma via para o conhecimento.



O voluntariado é o coração da AFEP.  Uma coordenadoria que proporciona conhecer na prática o que é atenção farmacêutica. Fazemos o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes de bairros carentes de Araraquara e ainda prestamos alguns serviços farmacêuticos como aferição de pressão e glicemia e também o acompanhamento da circunferência abdominal e do peso. 

Parece muito difícil? Calma! Primeiramente somos capacitados no Centro de Referencia do Idoso (CRIA) e recebemos todo o suporte da Equipe AFEP durante as visitas nos bairros, discutindo o caso, tirando dúvidas e juntos planejamos as melhores ações a serem tomadas.  Venha fazer parte dessa equipe você também! Use seus conhecimentos para ajudar  outras pessoas e também  aprender um pouco mais sobre a nossa profissão!


Sabe qual é bom do voluntariado? Você se dispõe a ajudar alguém, mas quem sai renovado e agradecido é você mesmo”.


Sthephanie  Favalli Cardoso
Coordenadoria do voluntariado
Gestão 2012/2013


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conheça mais um pouco do científico!


A coordenadoria do Científico é responsável pela realização de capacitações aos voluntários. Essas capacitações são treinamentos realizados por meio de notícias e seminários sobre assuntos relacionados à saúde e que tem relevância ao voluntariado, ou seja, capacitações as quais os membros do voluntariado podem colocar em prática nas suas visitas aos pacientes. 
Além disso, é a melhor coordenadoria para treinar e aprender sobre oratória, como se expressar e falar frente ao público e adquirir conhecimento, além do qual a faculdade nos proporciona. Esse é o diferencial desta coordenadoria, agregar conhecimento e desenvoltura ao membro, dessa forma, crescendo cada vez mais tanto na entidade como na vida.
Também elaboramos flyers e textos para o nosso blog, informações para o infográfico e qualquer outro tipo de material escrito. O trabalho do científico, então está fortemente relacionado ao trabalho do marketing






Não existe gratificação maior do que ensinar os membros da AFEP  e receber um bom feedback deles! 
A oratória é um diferencial na vida de uma pessoa e que a graduação em si não ensina, não perca a oportunidade que a AFEP e a coordenadoria do Científico proporcionam a você!
Maisa Ikeda
Coordenadoria Científico 
Gestão 2012/2013 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comunicação com o idoso e atenção farmacêutica


 
A maioria dos problemas que surgem em nosso dia-a-dia, são provenientes da incapacidade de comunicação, ou seja, de saber ouvir, falar e conseguir dialogar com o próximo.
Uma boa comunicação significa partilhar com alguém um conteúdo de informações, idéias, desejos e pensamentos, através de códigos comuns. Falar, ouvir e prestar atenção, tratam-se de pré-requisitos simples, porém fundamentais.

No caso da comunicação com uma pessoa idosa, o familiar, cuidador ou profissional de saúde deve atentar-se bem para que evitar falhas na comunicação, e acabar até mesmo culpando o idoso por isso.

Há diversas doenças comuns à idosos que podem dificultar o entendimento do que o idosos está comunicando, é o caso do alzheimer, acidente vascular cerebral (AVC), que levam à trocas de palavras, frases sem nexo ou cortadas pelo meio.
Outros fatores comuns à dificuldade de comunicação são a fala baixa, rouquidão, além do cansaço para falar, provenientes de doenças pulmonares ou cardíacas. Problemas odontológicos, como o uso de próteses dentárias mal-posicionadas, a falta de próteses e o pouco cuidado com a saúde bucal estão entre os maiores inimigos da boa dicção.



Disacusia é o termo que define a dificuldade de ouvir e de entender o que possivelmente se ouve. Trata-se de uma das patologias mais comuns entre os idosos, principalmente após a 8ª década de vida, e também a mais negada: "Não precisa gritar, estou ouvindo perfeitamente!"

Devemos nos atentar aos problemas de audição nos idosos, principalmente quando nota-se seu comportamento de maneira vaga, quase que isolados, evitando o convívio social. 

Devido à todos os fatores citados, é comum que a pessoa cuidada fique  irritada por não conseguir falar ou se expressar de maneira adequada, embora até consiga entenda o que está sendo dito à ela. Para melhorar a comunicação com o idoso e evitar desconfortos, aconselha-se o uso das dicas a seguir:

• Faça uso de frases curtas e objetivas.

Evite tratá-las como crianças utilizando termos inapropriados como “vovô”, “querido” ou ainda utilizando termos diminutivos desnecessários como “bonitinho”, “lindinho” (a menos que a pessoa goste).

• O cuidador deve repetir a fala, quando essa for erroneamente interpretada, utilizando palavras diferentes.

Fale de frente, sem cobrir a boca, não se vire ou se afaste enquanto fala e procure ambientes iluminados para que a pessoa além de ouvir, veja o movimento dos lábios da pessoa que fala com ela, assim entenderá melhor.

Aguarde a resposta da primeira pergunta antes de elaborar a segunda, pois a pessoa pode necessitar de um tempo maior para entender o que foi falado e responder.

Não interrompa a pessoa no meio de sua fala, demonstrando pressa ou impaciência. É necessário permitir que ele conclua o seu próprio pensamento.

• Caso o cuidador não entenda a fala da pessoa cuidada, peça que escreva o que quer dizer. Se a pessoa cuidada não puder escrever, faça perguntas que ela possa responder com gestos e combine com ela que gestos serão usados, por exemplo: fazer sim ou não com a cabeça, franzir a testa ou piscar os olhos, entre outros.

Diminua os ruídos no ambiente onde a pessoa cuidada permanece.

• Sempre que a pessoa demonstrar não ter entendido o que foi falado, repita o que falou com calma evitando constranger a pessoa cuidada.

• Procure falar de forma clara e pausada, aumentando o tom de voz somente se realmente for necessário.

• Verifique a necessidade e condições de próteses dentárias e/ou auditivas que possam estar dificultando a comunicação.

Converse e cante com a pessoa, pois essas atividades estimulam o uso da voz.
A música ajuda a pessoa cuidada a recordar pessoas, sentimentos e situações que ocorreram com ela, ajudando na sua comunicação.

Cristiane Faria 
Coordenadoria Científico 
Gestão 2012/2013



terça-feira, 7 de maio de 2013

Infográfico: Prevenção e alimentação


Nutrição consciente, saúde evidente!



            Segundo a Organização Mundial da Saúde, nutrição é “a ingestão de alimentos, tendo em conta as necessidades alimentares do corpo. Uma boa nutrição - uma dieta adequada e equilibrada combinada com atividade física regular - é a ‘pedra fundamental’ de uma boa saúde. A má nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, prejudicando o desenvolvimento físico e mental e redução da produtividade".

            A comemoração do Dia da Nutrição e Saúde (31 de março) reflete a forte interdependência existente entre esses dois temas, no qual um não existe sem o outro. Tal data serve de alerta para os problemas de desnutrição que atualmente acometem o mundo, tanto no âmbito da subnutrição quanto no da obesidade.

            A nutrição é uma parte crítica da saúde e do desenvolvimento. Uma dieta adequada está relacionada com a melhoria da saúde infantil e materna, sistemas imunológicos mais fortes, gravidez e parto mais seguros, menor risco de doenças não transmissíveis (como diabetes e doenças cardiovasculares) e longevidade.

            Bilhões de dólares poderiam ser economizados se a nutrição fosse mais enfatizada como tratamento e prevenção de doenças. Evidências dessas possíveis economias também crescem a cada ano, além de evidências sobre o aumento da qualidade e expectativa de vida através de uma alimentação saudável. Tais gastos poderiam ser investidos em outros ramos da sociedade como educação, moradias e geração de emprego.

            Durante o século passado, a nutrição ainda se preocupava muito em combater as deficiências nutricionais. Essa ênfase mudou para a importância das necessidades de nutrientes para a boa saúde por toda a vida. Isso fez com que as recomendações de nutrientes passassem a se preocupar não somente com o tratamento de doenças causadas por deficiências de nutrientes, mas também com a prevenção de doenças no futuro que podem ser evitadas com o consumo adequado de nutrientes.

            Cerca de 50% da mortalidade por doenças crônicas podem ser atribuídas à fatores do estilo de vida das pessoas. A alimentação está entre esses fatores, em conjunto com o hábito de fumar e o de beber álcool em excesso. Já está comprovado que uma alimentação saudável e atividade física promovem saúde e reduzem os riscos de doenças crônicas tais como: doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, certos tipos de canceres, hipertensão e obesidade. Tratar e prevenir doenças através da alimentação já se provou ser eficiente e econômico.


            Seguindo os sábios princípios de Hipócrates, pai da Medicina, que a 2.400 anos atrás já dizia "faça do alimento o seu medicamento", troque a farmácia por uma alimentação inteligente e consciente!!


ALIMENTOS SAUDÁVEIS
ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS
Suco de fruta
(fonte de vitaminas, minerais e fibras)
Refrigerante
(o açúcar é convertido em gordura armazenada e a cafeína está ligada ao aumento da pressão arterial)
Lanche natural
(fonte de vitaminas provenientes dos vegetais, proteína magra e fibras)
Fast food
(rico em gorduras saturadas, conservantes e condimentos)
Sementes oleaginosas
(ação antioxidante, fonte de fibra e gordura monossaturada que aumenta o bom colesterol, HDL)
Salgadinhos
(alto teor de sódio e gorduras)


Talita Bonato
Coordenadoria do Cientifico
Gestão 2012/2013