quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dia Mundial da Luta Contra a Aids




        Muitas vezes, passa pelas nossas cabeças o que viria a ser o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Transformar o 1º de dezembro nessa data tão marcante foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

         Como é de conhecimento geral, esse dia tem como um símbolo, o laço vermelho, que é visto com um significado de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS. Esse foi o símbolo escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo. Além da versão oficial, existe outra versão sobre sua origem. Diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta.

       O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia e aceitação do tratamento da Aids e de realizar seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. O principal objetivo dessa campanha também é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.
         
         O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

        Esta, sendo uma data simbólica, visa à conscientização de todos os povos sobre a pandemia de AIDS. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão. No dia 1° de dezembro, há a mobilização de pessoas de todo o mundo e assim, comemora-se o esforço de cada nação no combate à AIDS. A data é dedicada à luta contra a aids pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.


Vamos todos os dias colocar no peito o laço vermelho?



Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013
Natalia Salomao

domingo, 25 de novembro de 2012

25 de novembro: DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE


Neste dia de conscientização, é preciso parar para refletir na importância da doação de sangue, visto que não há substitutos para o sangue humano!

 Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas!

O doador é um elemento vital no funcionamento de um hemocentro e de um hospital. Em acidentes, cirurgias muito longas, doenças como a hemofilia, câncer e outros é onde acontecem, normalmente, as transfusões sanguíneas para garantir e manter a quantidade de sangue necessária para o paciente. Portanto, os hospitais necessitam de uma grande demanda de bolsas de sangue para atender a população e nem sempre essa demanda é atingida, o que acarreta problemas e complicações nas operações realizadas no mesmo.

Um grande desafio das instituições é elevar o número de doadores no Brasil, o que ainda é escasso. Mais do que captar um doador, é importante fidelizar também. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, o que é pouco. Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, cerca de cinco litros de sangue. Além da regularidade, com a fidelização as equipes que cuidam dos hemocentros podem conhecer e ter controle maior da qualidade do sangue doado. É uma maneira de tornar o cadastro mais seguro.

Em relação ao doador, é importante respeitar os intervalos para doação:

Homens 60 dias: até 4 doações por ano;

Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.


Critérios para ser um doador de sangue: 

  • Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos precisam de autorização por escrito dos pais ou responsáveis reconhecida em cartório ou a presença dos mesmos portando documento oficial) e após 60 anos somente quem já doou sangue anteriormente;
  • Pesar acima de 50 kg;
  •   Estar bem de saúde e comunicar se estiver tomando algum medicamento;
  •  Não estar em jejum;
  •  Não comer alimentos gordurosos (carne gorda, feijoada, ovo, maionese, fritura, bacon);
  •  Não fumar 01 hora antes;
  •  Não ingerir bebida alcóolica nas últimas 12 horas;
  •  Não ser portador de doenças infectocontagiosas;
  •   Não estar grávida;
  • Para doar após o almoço o doador deve aguardar 03 horas para doar sangue e dormir bem, pelo menos 06 horas antes da doação;
  • Para doação, a pessoa deve apresentar carteira de identidade (RG), ou carteira de habilitação (CNH), ou carteira profissional.

Alguns cuidados devem ser tomados após a doação:

  • Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
  • Aumentar a ingestão de líquidos;
  • Não fumar por cerca de 2 horas;
  • Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas;
  • Manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas;
  • Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.
Encontre o hemocentro mais próximo de você através do site:

http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.aspx

Se você mora próximo a Araraquara e região, você poderá doar no Hemonúcleo Regional de Araraquara. Este se localiza na Rua Expedicionários do Brasil, 1621, Centro, entrada lateral pela Alameda da Saudade. Segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados das 08h às 12h. Informações e dúvidas pelo telefone (16) 3301-6102 ou email hemonucleo@fcfar.unesp.br. O hemonúcleo necessita de todas as tipagens sanguíneas, mas especialmente os tipos O “negativo”, O “positivo” e A “positivo”.

Não deixe de doar sangue! Vá até um hemocentro mais próximo e doe! Uma única doação pode salvar até 4 VIDAS!

PRECISA-SE DE SANGUE, TIPO? O SEU!



Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013
Thaís Araújo

sábado, 10 de novembro de 2012

Desequilíbrios no Sistema Nervoso


           
           Os desequilíbrios do corpo humano mais comuns, relacionados ao sistema nervoso, são as tonturas e as vertigens. Elas são muito comuns no nosso dia a dia, principalmente nessa época do ano, com dias quentes e abafados. A tontura é uma das principais queixas nos consultórios médicos e postos de saúde e ela pode estar relacionada com diversas causas. O que ocorre, na verdade, é um desequilíbrio que pode ter sido causado pelo calor forte, anemia, hipoglicemia, estresse, jejum prolongado, bebidas alcoólicas, medicamentos, queda de pressão e doenças cardiovasculares, ou ainda fatores infecciosos e inflamatórios.

Para que possamos entender como o desequilíbrio acontece é importante sabermos como o mecanismo de equilíbrio no corpo humano funciona. 






Você sabia que o principal órgão do corpo humano responsável pelo equilíbrio é o labirinto? Este órgão está diretamente relacionado com as funções de audição e percepção de posição do corpo no espaço e qualquer alteração do mesmo pode causar desequilíbrio. O estresse aumenta a retenção de gás carbônico no pulmão e isso faz com que diminua a oxigenação do cérebro, causando sensação de tontura. Já com o calor forte, há uma diminuição do fluxo sanguíneo, o que também dificulta a oxigenação cerebral. O álcool é um agente  que provoca intoxicação do labirinto, causando vertigens.

Além do labirinto, a visão e a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo também estão relacionadas com o equilíbrio. O movimento detectado pela visão, em viagens de carro, navio ou ônibus, faz com que o labirinto perca seu ponto de referência e assim a pessoa tem a sensação de desequilíbrio.


            
            Qual a diferença entre tontura e vertigem?
            
Tontura:
  • Ilusão de movimentos de si mesmo e do ambiente;
  • Vontade de desmaiar;
  • Vontade de desmaiar;
  •  Sensação de cabeça vazia e desequilíbrio.


Vertigem:
  • Sensação de que o ambiente gira em torno da pessoa ou a pessoa em torno do ambiente;
  • Enjoos.

Dicas!
  • Hipoglicemia: coma alimentos doces, frutas com grande quantidade de açúcar (banana) e tenha sempre na bolsa uma barra de cereais;
  • Calor (dias quentes): beba muita água, use roupas leves, coma frutas frescas, alimentos leves, evite movimentos bruscos e exposição prolongada ao Sol;
  •  Estresse: abaixar a cabeça ou deitar e levantar as pernas para melhor a circulação do sangue;
  • Abra as janelas, durma ou fixe um ponto no horizonte! Este fará com que o corpo se ajuste à posição e retorne ao equilíbrio.




Thaís Araújo
Coordenadoria do Científico
Gestão 2012/2013
            



Siga-nos